quinta-feira, 5 de março de 2009

...fraquinho pá!


José Mourinho, esse vulto do treinamento futebolístico, em relação a comentários menos abonatórios proferidos ao seu Inter, apelidou-os em tom de crítica de «prostituição intelectual».
A primeira coisa que veio à cabeça foi: Ah ganda Mourinho!! e regozijei logo a seguir.

Depois, mais calmo, lá se revelou mais uma vez esta mania parva que tenho de querer ter uma explicação para tudo, e fiquei a matutar na dependência casual (só pode ser) entre o nome e a actividade preponderante do intelecto.

andei para aqui às voltas e não consegui chegar a conclusão nenhuma. Até que o nome 'prostituição' nem sequer é daqueles que uma pessoa tenha dúvidas em relação ao seu significado, sequer quando o utilizamos, - tu és um prostituto intelectual - estamos com certeza a ofender essa pessoa.

Agora, que tipo de ofensa é essa?
Bem, estou completamente à nora. vamos lá então ler o dicionário:

Prostituição (nome feminino) - Do lat. prostitutióne-, «id.»

1. actividade que consiste em cobrar dinheiro por actos sexuais
2. exploração de pessoas a nível sexual com vista a ganhar dinheiro
3. conjunto das pessoas que se prostituem

mesmo que se queira recorrer ao sentido figurado, não podemos descurar as palavras chave: cobrar; actos sexuais; exploração; lucro; pessoas.

Desculpa lá Mourinho mas ofender alguém com a expressão 'prostituição intelectual' é como querer ferrar o azeite com água. Tu és bom, até a cuspir és o melhor, mas neste caso concreto foste um bocado fraquinho pá.

2 comentários:

Dina Domingues disse...

aquilo por lá deve andar a atrofiar os rapazes.
até perdem!!!!

Dina Domingues disse...

só um aparte: as tuas (assinaturas) estão a deixar-me baralhada (mais). devem ser lidas da frente para trás, de trás para a frente, com sotaque, sem sotaque, com tradução, sem tradução :P
talvez seja o adiantado da hora e a barriga cheia de chocolate de óbidos, mas fiquei dahhhh